livrodasemana O Lugar dos Ricos e dos Pobres by AEFAUP Comunicação

Dafne Editora

29,50€ Qual tem sido, em Portugal, o lugar dos ricos e dos pobres no Cinema? Qual vai sendo o lugar dos ricos e dos pobres na Arquitectura? Como é que o Cinema pensa e olha essa Arquitectura? Pode a Arquitectura pensar e construir-se também a partir desse Cinema? Foram estas questões que levaram à realização de um ciclo de doze filmes promovido pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a coordenação de José Neves.

À sua projecção, que aconteceu durante seis meses na Cinemateca Portuguesa, entre Outubro de 2007 e Março de 2008, seguiu-se uma conversa, na maior parte dos casos entre o realizador do filme e um arquitecto convidado. Os 12 fascículos desta colecção transcrevem essas conversas.

Em Setembro de 2014 será publicado o livro *O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal*, que reúne os 12 fascículos sob forma impressa e em formato livro.

livrodasemana Atelier 15 by AEFAUP Comunicação

EDIÇÃO UZINA BOOKS ATELIER 15 - Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez Foto capa - João Morgado Design - Pedro Cores

Alexandre Alves Costa (Porto, 1939) e Sergio Fernandez (Porto, 1937) são uma dupla de arquitetos formados pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (1966 e 1965 respetivamente) reconhecida pelo empenho com que sempre se tem dedicado à atividade académica e à escrita, bem como pelo trabalho de projeto e obra de arquitetura que tem desenvolvido desde os anos setenta.

Para dar início ao traçado cronológico que estabelecemos para esta monografia, foram selecionadas duas moradias (Vill`Alcina e Casa de Férias), construídas em Caminha entre os anos de 1971 e 1975. Ambas possuem a particularidade de corresponderem a projetos individuais de cada um dos autores e terem-se afirmado como paradigmas na história da habitação unifamiliar contemporânea em Portugal.

É a partir delas que vamos assistir ao desenrolar de um longo percurso trilhado em conjunto e de onde sobressai um modo especial no tratamento das questões ligadas à reabilitação do património: "Reconstrução e Reutilização”, "Musealização e Valorização” são palavras-chave que definem práticas de intervenção, tanto no âmbito alargado de uma vasta série de novos equipamentos projetados em Idanha-a-Velha, como no contexto mais restrito do complexo de Santa Clara-a-Velha, onde há um novo "lugar para ver e ler a ruína”.

livrodasemana Alvar Aalto: The Mark of the Hand by João Morais

Showcasing the famed architect's creative accomplishments, this chronicle travels through a series of conversations with the members of Alvar Aalto's workshop that span a period of 50 years from 1944 to 1994. More than 60 projects are covered, discussing the full range of Aalto's craft and journeying far beyond the limited canon of buildings usually discussed in critiques of his work. Placing these projects in their own time and among the people and milieu that cultivated them, the study illustrates these structures not just as artifacts but as part of a dynamic—and often contentious—environment, demonstrating how the workshop itself formed an integral part of Aalto's achievements.